30 de janeiro de 2013

Vonu Pure Lager

As cervejas Vonu são produzida com as águas pluviais das Ilhas Fiji, consideradas uma das mais puras do mundo. A cervejaria ambientalmente correta, cede parte de seu faturamento para apoiar projetos de preservação da Vonu Dina, a tartaruga que é o símbolo do Oceano Pacífico e que empresta seu nome e formato ao logo da cerveja. Merece realmente aplausos!!!! Seguem as impressões da Vonu Pure Lager:

Vonu Pure Lager
Deg. 25/01/2013
Família – Lager 
Estilo – Pale Lager (Standard American Lager)
Teor de álcool – 4,6 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Dourada, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, branca.
Aroma – Adocicado, grãos, maltes  .
Sabor – Leve/médio corpo e média carbonatação, adocicada, maltes, levíssimo amargor.
Veredicto – Cerveja curiosa que tem na sua receita açúcar e trigo. É saborozinha, mas não encanta. Uma pale lager como outras que todos nós já degustamos. Mas é o que também se bebe nas Ilhas Fiji.

25 de janeiro de 2013

Baden Baden Christmas Beer 2012

Admito que já fui mais doente quando se tratava de “caçar” cervejas! Principalmente as sazonais. Sempre achei interessante estudar a evolução de cada produção. Mas cansei! Tanto que no final do ano passado não encontrei nos supermercados as cervejas brasileiras de Natal, bem como a versão de inverno da Baden. E não fiquei procurando feito um demente por elas! Mas eis que estava no começo de 2013 andando no Pão de Açúcar e lá estava a 7ª Edição da Baden Baden de Natal. Preço razoável, boa cerveja! Comprei. Seguem as impressões da Baden Baden Christmas Beer 2012:
 
Baden Baden Christmas Beer 2012
7º Edição
Deg. 24/01/2013
Família – Ale
Estilo – Specialty Beer (Christmas Beer - BJCP).
Teor de álcool – 5,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Amarelo-palha, límpida, perlage fino.
Espuma – Ótima formação e boa duração, branca e cremosa tipo chantili.
Aroma – Bastante frutado, maçã, cítrico leve, doce.
Sabor – Leve corpo e ótima carbonatação, frutada, refrescante, leve dulçor, maçã madura lembrando Sidra Cereser,  leve adstringência e acidez.
Veredicto – Exatamente igual a versão de 2010. Faço minhas, as palavras da análise da Christmas Beer 2010, com detalhe da maçã no aroma e uma agradável acidez .

21 de janeiro de 2013

Saison de Silly

Direfente, mas também boa como a versão da St. Feuillien para o estilo. Seguem as impressões da belga Saison de Silly:
 
Saison de Silly
Deg. 17/01/2013
Família – Ale
Estilo – Saison
Teor de álcool – 5,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho alaranjado, certa turbidez.
Espuma – Boa formação e boa duração, bastante cremosa, bege claro.
Aroma – Caramelo, frutada, leve cítrico (do lúpulo???), leve terroso, leve picante.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, boa acidez, adocicada, levíssimo amargor do lúpulo, (madeira?), frutas cristalizadas, final doce com leve e agradável acidez e um toque de lúpulo.
Veredicto – Uma boa cerveja, mas como acabei de degustar dias atrás, a versão saison da St. Feuillien, ficou evidente a minha preferência por ela. Aromas e sabores desta silly são bem sutis. E isso na verdade me passa a sensação de que ela fica devendo algo! O que chama a atenção, além da espuma que é bem cremosa, é o aroma de caramelo (talvez queimado)! Resumindo a história, tem saison pra todos os gostos! Escolha a sua!

16 de janeiro de 2013

St. Feuillien Saison

Depois das primeiras experiências já postadas sobre as belgas St. Feuillien, tive a oportunidade de encontrar a versão Saison da cervejaria! Sem comentários, ou melhor, com excelentes comentários! Um pouco sobre outros estilos produzidos e história da St. Feuillien, aqui! Seguem as impressões da St. Feuillien Saison:

St. Feuillien Saison
Deg. 08/01/2013
Família – Ale
Estilo – Saison.
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 10 graus.
Cor – Laranja, límpida (primeira tulipa) e turva (na última).
Espuma – Excelente formação e ótima duração, bege.
Aroma – Frutada e cítrica, maçã, laranja, adocicada, balas soft (putz, lembra disso, rsrsr), leve ranso.
Sabor – Médio/leve corpo e ótima carbonatação, especiarias evidentes (coentro, noz moscada), crocante, doce, cítrica, leve amargor de lúpulo, boa acidez.
Veredicto – Mesmo mais gelada, é capaz de trazer boas informações sensoriais e fica mais refrescante. Porém, mais aquecida, fica fantástica!!! Por essa razão me dei ao direito de sugerir a temperatura de serviço entre 5 e 10 graus! Um estilo delicioso pra beber a qualquer hora do dia e que tem harmonizações surpreendentes! E a St. Feuillien é de tirar o chapéu ou melhor ainda, de estender o copo!!!! Que sigam as Saison!!!!! Santa Cerveja !!

14 de janeiro de 2013

Robinsons Old Tom with Chocolate

Outra boa cerveja da inglesa Robinsons é a Old Tom com chocolate, que adiciona cacau `a sua receita. Carinhosamente chamada de Chocolate Tom, é uma das cervejas mais interessantes que degustei nesses últimos tempos. O cacau é extremamente bem inserido no conjunto. È daquelas cervejas que você se pergunta: como pode ser tão boa assim? Seguem as impressões da Robinsons Chocolate Tom:

Robinsons Old Tom with Chocolate
Deg. 08/01/2013
Família – Ale
Estilo – Old Ale com cacau.
Teor de álcool – 6,0 %.
Temperatura de serviço – 8 a 10 graus.
Cor – Castanho/mogno escuro (segundo rótulo), leve turbidez.
Espuma – Boa formação e média duração, bege.
Aroma – Chocolate, nozes, Chocottone, licor de cacau, leve álcool, trufa (bombom), baunilha, levíssimo tostado.
Sabor – Médio corpo e baixa carbonatação, aveludada, adocicada, chocolate, levíssimo amargor, sensação de aquecimento, licorosa, final de chocolate e médio amargor de lúpulo e malte tostado.
Veredicto – O que dizer de uma cerveja que tem chocolate na medida certa, sem deixar a receita enjoativa. E que remete a um delicioso Panetone de Chocolate! Somado a notas de licor, nozes, com sabor adocicado equilibrado de forma perfeita com o amargor de lúpulos! Corpo aveludado! Grata surpresa foi a cervejaria Robinsons! 100% de satisfação até agora! Santa Cerveja !!

11 de janeiro de 2013

Robinsons Unicorn

A cervejaria Frederic-Robinsons Brewery, fundada em 1.838, fica em Stockport, próxima a cidade de Manchester, na Inglaterra. É uma empresa familiar, hoje em sua 6ª geração, produzindo Ales Premium e distribuindo através de 380 pubs próprios e em dezenas de países fora do Reino Unido. Produz a Notória e premiada cerveja OLD TOM Strong Ale, com receita de 1.899 que “homenageia” um dos gatos que protegia o estoque de grãos de malte da Cervejaria caçando roedores; Seu rótulo - OldTom Original Strong Ale - “ícone” entre cervejas tipo Ale em todo o Mundo, é reconhecido pelo CAMRA como um Real Ale e eleito pelo WBA (World Beer Awards) como a melhor cerveja Ale do Mundo. (até aqui, texto da on trade). Agora, meus pitacos!!! Além da Old Tom, a Unicorn, fabricada desde 1890, é um dos rótulos que já tive a oportunidade de degustar e que nunca mais parei de ter em minha adega! Vale mesmo a pena! Seguem as impressões da Robinsons Unicorn:

Robinsons Unicorn
Deg. 31/12/2012
Família – Ale
Estilo – Bitter Ale.
Teor de álcool – 4,3 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Âmbar, límpida.
Espuma – Média formação e média duração, bege clara, cremosa.
Aroma – Doce, levemente maltada, cítrico/frutado, lúpulo.
Sabor – Leve corpo e média/baixa carbonatação, adocicada, leve amargor de lúpulo, cítrica, maracujá.
Veredicto – Cerveja extremamente equilibrada!!! O amargor, no sabor, aparece um pouco mais que a sensação maltada! No aroma, fantástica! Notas frutadas e cítricas ajustadas!!!! Facílima de beber! Final amargo/doce muito agradável. Com 4,3% de álcool, lhe autoriza a exceder um pouco. Nota 10. Santa Cerveja !!

9 de janeiro de 2013

Diva

Segundo os importadores, este rótulo Tcheco foi desenvolvido pensado no paladar brasileiro, ou seja, com corpo mais leve e sem muita informação sensorial (pelo menos é o que se espera com a afirmação do “gosto brasileiro”). Produzida em Protivin, na Bohemia do Sul, em uma das mais antigas Cervejarias da Europa Central, essa cerveja se mostra interessante e sem grandes surpresas positivas ou negativas. Seguem as impressões da Diva:
 
Diva
Deg. 04/01/2013
Família – Lager 
Estilo – Bohemian Pilsener 
Teor de álcool – 4,0 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Alaranjada/dourado intenso, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, cremosa, bege clara.
Aroma – Maltado, leve lúpulo, manteiga.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, manteiga/mel, adocicado, maltes, leve amargor de lúpulo.
Veredicto – Não se pode dizer que é uma “Diva”! Mas é uma boa cerveja do estilo tcheco que poderia ter um pouco mais de amargor para ser melhor (mas se você experimenta-la a aproximadamente 7 graus, o equilíbrio melhora). Das cervejas do estilo, foi a que mais percebi notas de manteiga, comuns ao estilo! Também percebi um pouco mais de leveza no corpo, comparada às bohemian clássicas.

7 de janeiro de 2013

Bohemia Imperial

A Bohemia Imperial foi desenvolvida inspirada em uma cerveja que era servida exclusivamente em ocasiões nobres na época do império brasileiro. A bebida é feita com três tipos de malte e um lúpulo da República Tcheca. O lançamento comemora a reabertura da Cervejaria Bohemia em julho de 2012, na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. O local tem um museu aberto à visitação para difundir a cultura cervejeira. A Imperial é o quinto integrante da família Bohemia, que conta ainda com Bohemia Pilsen, Confraria, Weiss e Escura. Sem falar das “falecidas” Royal Ale (que também era envasada nessa garrafa com fechamento "flip-top" e Oaken. A Bohemia Imperial estará a venda até abril deste ano e poderá ser encontrada nos supermercados Pão de Açúcar. Também estarão à venda kits com taças personalizadas. Para os sortudos de São Paulo, capital, o chope será oferecido em alguns bares como o Astor, por exemplo. Seguem as impressões da Bohemia Imperial:

Bohemia Imperial
Deg. 01/01/2013
Família – Lager 
Estilo – Premium American Lager (Pale Lager)
Teor de álcool – 5,2 %.
Temperatura de serviço – 2 a 4 graus.
Cor – Alaranjada, límpida.
Espuma – Boa formação e boa/média duração, cremosa, branca.
Aroma – Maltes, adocicado, (biscoito/pão?), levíssimo frescor de lúpulo.
Sabor – Leve corpo e boa carbonatação, biscoito, doce/amargo equilibrados, final moderadamente seco e levemente amargo. 
Veredicto – Sem grandes informações sensoriais! Fácil de beber! O mais importante de toda a história é que a Ambev está realmente voltando parte da atenção para as cervejas um pouco mais elaboradas. E a Imperial é a primeira de uma série de cervejas que a Bohemia lançará, agora em 2013.

3 de janeiro de 2013

Haicki Bier Nöel, atrasada e deliciosa!

Olá pessoal amante de cervejas!!! Infelizmente não consegui preparar a versão natalina da Haicki Bier em tempo de poder ser degustada no Natal que passou! Mas a boa notícia é que a safra 2012 da HB Nöel está maturando e estará disponível a partir de 15/01/2013. Reserve a sua. Para saber sobre a cerveja acesse www.haickibier.com.br . Haicki Bier, verdadeiramente artesanal!!!
 
Rótulo HB Nöel - safra 2012. Importante observar que as garrafas tem 600ml e não 750ml.