29 de novembro de 2012

Hook Norton Haymaker

Hoje e na sequência, apresentarei duas cervejas sazonais da cervejaria inglesa Hook Norton. Um pouco da história, clique aqui. Seguem as impressões da Hook Norton Haymaker:
 
Hook Norton Haymaker
Deg. 29/11/2012
Família – Ale
Estilo – English Pale Ale.
Teor de álcool – 5,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourado alaranjado, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege claro, cremosa.
Aroma – Doce, caramelo, leve frutado, leve lúpulo mas evidente, leve terroso.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, doce de maltes, leve terroso/ranso, médio/leve amargor e sabor de lúpulo.
Veredicto – Boa cerveja! Uma autêntica pale ale inglesa. Tudo o que deve apresentar apresenta e nada de defeito. Extremamente equilibrada e muito gostosa. As Hook Norton tem agradado e esta sazonal não fugiu a regra. Drinkability nota 10!!!! Não compromete em harmonizações!!!!

26 de novembro de 2012

St. Idesbald Tripel

Agora a versão Tripel de Abadia da Huyghe. Seguem as impressões da St. Idesbald Tripel:

St. Idesbald Tripel
Deg. 31/10/2012
Família – Ale
Estilo – Tripel (Abadia)
Teor de álcool – 9,0 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Laranja, mais turva que a blond, partículas suspensas.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege, cremosa, com partículas de fermento.
Aroma – Doce, maltes, compota de frutas, leve condimentado, (fermento??), levíssimo álcool.
Sabor – Leve/médio corpo e boa carbonatação, adocicada, frutada, maçã, médio amargor de lúpulo, moderadamente seca, mas com levíssimo dulçor final.
Veredicto – Não parece que tem 9,0% de álcool. O que denuncia é a sensação quente! Porque no aroma e sabor não se faz lembrar. Todo o conjunto faz a cerveja apresentar-se como uma excelente tripel com a “chancela abadia”. Sou fã da Tripel da La Trappe e da Westtmale (que são trapistas), mas esta Idesbald também ganhou espaço nas minhas taças!!! Santa Cerveja !!

21 de novembro de 2012

St. Idesbald Blond

As cervejas St. Idesbald são produzidas pela cervejaria belga Huyghe. Isso mesmo, a mesma que faz as deliciosas Delirium. Seguem as impressões da St. Idesbald Blond:
 
St. Idesbald Blond
Deg. 31/10/2012
Família – Ale
Estilo – Belgian Pale Ale (Abadia)
Teor de álcool – 6,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Dourado claro, turva, partículas suspensas.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege.
Aroma – Doce, maltes, leve álcool, frutada, leve condimentado, (fermento??).
Sabor –Leve corpo e boa carbonatação, frutada,  levíssimo sabor e amargor de lúpulo, adocicada, levíssima acidez, final adocicado com leve amargor.
Veredicto – Boa cerveja de abadia de estilo blonde belga. Mesmo se tratando de uma cerveja que tecnicamente é a mais fraca em todos os sentidos, das produzidas pelas abadias, esta Idesbald surpreende principalmente pelas deliciosas notas frutadas! Os 6,5% de álcool não passam despercebidos. Sincera, gostosa e com história. Vale provar!

16 de novembro de 2012

BrewDog Alpha Dog

Depois de bom tempo sem postar cervejas dessa, que entendo como uma das mais ousadas cervejarias atuantes, encontrei num empório, por preço justo esta e a Nanny, que postei anteriormente com uma foto lazarenta!!! Mas foi a última vez que utilizei a câmera nova!!! Voltei à origem... a velha e boa Sony de 2006. Seguem as impressões da BrewDog Alpha Dog:
 
BrewDog Alpha Dog
Deg. 28/10/2012
Família – Ale
Estilo – American Amber/Red Ale.
Teor de álcool – 4,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho, límpida.
Espuma – Boa formação e média duração, bege.
Aroma – Leve frutado, maltes, caramelo, lúpulos moderados.
Sabor – Médio/leve corpo e média carbonatação, amargor de lúpulo moderado, toque maltado, caramelo, leve frutado, final amargo com leve dulçor.
Veredicto – Boa cerveja de estilo americano! Bastante equilibrada, com um pouco mais de atenção à lupulagem. Segue perfeitamente as “regras” do estilo. Mas meu rótulo preferido da BrewDog continua sendo o Punk IPA.

11 de novembro de 2012

BrewDog Nanny State

A Cervejaria escocesa BrewDog classifica este rótulo como sendo uma Imperial Mild no seu rótulo! Uma cerveja que já teve 1,1%, hoje mais fraquinha ainda com seus 0,5% é uma cerveja que se enquadra melhor como sendo “specialty beer”. O Beer Advocate a considera uma Americam IPA (entendo que não tem álcool suficiente para o referido estilo) e o Rate Beer a compreende como uma Low Alcohol (pra nossa legislação é considerada com álcool. Sem álcool só com menos de 0,5 %). Assim, a BrewDog “apronta das suas” e cria uma IPA quase sem álcool!!! Seguem as impressões da BrewDog Nanny State:
 
BrewDog Nanny State
Deg. 28/10/2012
Família – Ale
Estilo – Specialty Beer
Teor de álcool – 0,5 %.
Temperatura de serviço – 5 a 7 graus.
Cor – Castanho, límpida.
Espuma – Boa formação e boa duração, bege.
Aroma – Lúpulo muito evidente remetendo ao maracujá, cítrico, leve floral, leve caramelo.
Sabor – Leve corpo e média carbonatação, amargor evidente mas bem equilibrado, ranso, final seco com moderado amargor, retrogosto amargo.
Veredicto – No Brasil, para considerarmos uma cerveja sem álcool, o rótulo deve indicar valor “menor” que 0,5%, que não é o caso desta BrewDog. Portanto para nós, tecnicamente é uma cerveja com pouquíssimo álcool, mas não sem álcool. Detalhes a parte, é uma cerveja muito gostosa! Mesmo sem álcool pra equilibrar o conjunto bastante lupulado, a BrewDog conseguiu uma proeza... deixa-la agradável. E sim, quando conseguir uma nova foto, prometo que substituo!

6 de novembro de 2012

Momento de festa Haicki Bier !!

É com grande felicidade que anuncio a data de conclusão do site Haicki Bier. Agora todas as informações das cervejas verdadeiramente artesanais poderão ser vistas num espaço virtual criado para o apreciador de boa cerveja! A partir de 28/11/2012, acessem www.haickibier.com.br e conheçam a mais nova nanocervejaria que está conquistando o consumidor e veja dicas de harmonização, história da cervejaria, onde encontrar sua Haicki Bier e muito mais!!!! Haicki Bier, verdadeiramente artesanal !!
 
Verdadeiramente artesanal